sexta-feira, 30 de abril de 2010

Prefeitura adquire 150 mil mudas de morango

Cerca de 165 produtores que estão cadastrados
na Secretaria de Agricultura serão beneficiados


No inicio do mês de Abril, a prefeitura de Araucária realizou a compra de 150 mil mudas de morango, das variedades Camino real e Camarosa. A empresa que venceu a licitação foi a Bioagro Comercial Agropecuária, que deve entregar nos próximos dias as mudas a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SMAG).
Segundo a SMAG, cada produtor dever receber cerca de mil mudas de morango. Somente neste ano foram adquiridas 20 mil a mais que em 2009 para atender a quantidade de produtores cadastrados.

A aquisição faz parte do Programa do Morango, que foi criado pela SMAG no inicio de 2009, com o objetivo de beneficiar os produtores, sendo que no momento 165 estão cadastrados.

“Nossa intenção é dar subsidio aos produtores para incrementar a renda familiar. Temos bastantes produtores no município participando do Programa do Morango. Assim, fortalecemos essa comunidade, pois damos as mudas, eles cultivam e no fim do ano oferecemos a eles a oportunidade de comercializar seu produto, assim como foi na Feira do Morango e do Pêssego em 2009, que teve uma venda excelente”, disse o secretário de Agricultura, Mário Sério Rocha.

Calcário
Além das mudas de morango, a SMAG também adquiriu cerca de quatro toneladas de calcário. Desta forma, a SMAG comunica os produtores interessados, que não foram beneficiados em 2009, já podem entregar as suas amostras de solo para análise no Departamento Agronômico de Secretaria.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

SMAG promove curso de Doma Racional de cavalos

O curso está sendo realizado
no Centro de Eventos Juliartes


Iniciou no último dia 06 de Abril, em uma parceria da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SMAG) com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), o Curso de Doma Racional de Cavalos. As atividades estão sendo desenvolvidas no Centro de Eventos Juliartes até a próxima sexta-feira, dia 16.

“O objetivo deste curso é ensinar as pessoas como cuidar do cavalo. A Cada dia temos exercícios diferentes, visando sempre tratar o animal sem violência, estabelecendo uma relação de confiança entre o homem e o animal”, disse o Secretário de Agricultura Mário Sérgio.

O curso está sendo ministrado por dois técnicos da FAEP, Antonio Carlos Guilhermo e Fábio Milano. Segundo os palestrantes, existem dois principais obstáculos a serem vencidos no cavalo: O medo e Cócegas. Por isso, além das aulas te aulas teóricas, os alunos também aprendem como se faz na prática.

“No primeiro momento os ensinamos a tiraremos o medo e a cócegas dos bichos. Depois disso mostramos a importância da relação entre eles e até o final do curso nosso objetivo é fazer com que todos consigam ter os animais confiando no seu dono e eles entendendo a natureza do animal”, revelam.

Além dos técnicos, o curso vem sendo acompanhado veterinária da Prefeitura de Araucária, Liana Trauczynski. De acordo com a veterinária, ainda existem muitas pessoas que usam dos métodos antigos, na base dos maus-tratos, buscando sempre o homem mostrar que “manda” no animal. Para ela, este método só prejudica a relação homem/animal.

“Não podemos fazer a doma causando o medo. Temos que entender a natureza do animal, adquirindo a confiança dele. Um dos objetos é mostrar que o cavalo é um animal seguro e que é muito importante a parceria entre o homem e o cavalo, por isso estamos realizando esse curso”, finaliza a veterinária.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Piscicultores comemoram grandes vendas na Festa do Peixe


Segundo dados da SMAG, cerca de 30
 toneladas de peixes foram comercializadas

Entre os dias 31 de março e 1° de abril, a Prefeitura de Araucária realizou no Parque Cachoeira a 20ª Feira e 8ª Festa do Peixe Vivo. Considerada um sucesso de público e vendas a festa cumpriu com seu principal objetivo: Ajudar o piscicultor.

“A Festa do Peixe superou as expectativas. Tivemos um número muito grande de pessoas que prestigiaram a festa nos dois dias e vendemos muito peixe. Foram comercializadas em torno de 30 toneladas de peixe. Em algumas barracas chegaram a faltar peixe, provando que tivemos uma grande venda”, diz o secretário de Agricultura, Mário Sérgio Rocha.
Ao todo, a feira contou com 42 Psicultores vendendo os mais variados tipos de peixes: Carpas (Capim, Cabeça Grande, Prateado e hingará), Tilápias e Bagres (Cat-fishe e Africano).

Para uma das vendedoras que tiveram barraca na festa, Rosilene Forbeck, as vendas foram muito boas e superaram as expectativas. “No ano passado (2009), vendemos cerca de 600 kg. Na festa desse ano vendemos 800 kg de peixe, a maioria carpa. Tinha muita gente na festa e pra nós foi muito bom, pois vendemos bastante”, disse Rosilene.

Além das vendas, a festa também ofereceu várias atrações, como show de vários artistas locais, praça de alimentação, parque de diversões e o com concurso do maior peixe.

No concurso da Carpa, a piscicultura Marlene Haiduk, foi a grande vencedora, com uma Carpa de 17 kg. Já no concurso da maior Tilápia, Leones Mosson foi o vencedor, com 2,5 kg.

Grande público e muita segurança
Tantas atrações, que o número expressivo de pessoas que passaram na festa não poderia ser diferente. Segundo estimativas da Guarda Municipal, passaram pela festa cerca de seis mil pessoas ao dia, totalizando 12 mil nos dois dias de festa.

A Guarda Municipal, que fez a segurança da Festa juntamente com a Policia Militar conta quase não teve trabalho. “Mantivemos total controle da festa. Com o apoio da Policia Militar praticamente não tivemos ocorrências, mantendo uma festa tranqüila e segura para toda a população”, disse o diretor da Guarda, Adair Milani.

No fim, o Secretário de Agricultura comemorou o sucesso da festa. “Essa festa do Peixe já se tornou tradicional no município de Araucária. Isso se deve graças ao prefeito Zezé que criou primeiro a Feira e depois a Festa. Além de ajudarmos os piscicultor, possibilitamos a população um momento de lazer e descontração”, finaliza Mário Sérgio.